Samir Bestene faz balanço de seis meses de mandato e destaca produtividade na Câmara

Projeto de lei que permite pagamento de passagem por Pix já foi aprovado e aguarda implementação nos ônibus

O vereador de Rio Branco, Samir Bestene (PP), fez um balanço dos seis primeiros meses de trabalho na Câmara Municipal durante entrevista ao programa Gazeta Entrevista, com o jornalista Astério Moreira, nesta quinta-feira (10). Logo de início, o parlamentar destacou a aprovação de um de seus projetos mais recentes: o que permite o pagamento do transporte público via Pix, uma medida que, segundo ele, moderniza o sistema e garante mais praticidade e segurança para os usuários.

“Hoje, mais de 90% da população já usa Pix no dia a dia. É uma forma moderna, prática e segura de pagamento. Além disso, vai ajudar o motorista, que ficou sobrecarregado após a extinção dos cobradores. Ele precisa dirigir, receber o dinheiro, dar troco… é muita coisa”, explicou o vereador.

Bestene informou que a lei já está sancionada e os ônibus têm o prazo de 30 a 45 dias para se adequarem, instalando os QR Codes de pagamento. “Vai chegar o dia em que a pessoa vai poder sair de casa, parar no ponto, escanear o código no ônibus e fazer o pagamento rapidinho. É simples de implementar e seguro para todos”, completou.

Além dessa proposta, Samir também comemorou os avanços obtidos no primeiro semestre do mandato. “Estamos encerrando o primeiro semestre deste nosso segundo mandato e fico muito feliz em perceber que seguimos com a mesma pegada: trazendo produtividade para a população”, afirmou.

Segundo o vereador, quase 400 indicações de melhorias já foram feitas somente neste período. Ele também protocolou cinco projetos de lei, dos quais dois já foram sancionados.

Entre eles, Bestene mencionou a criação da Semana de Conscientização e Preservação Ambiental, com ações voltadas à educação ambiental nas escolas municipais, especialmente na semana do Dia da Amazônia. A proposta inclui palestras e a instalação de lixeiras seletivas nas unidades escolares.

“A ideia é que as crianças aprendam desde cedo sobre a importância do lixo seletivo. Estamos enfrentando secas e enchentes que antes eram sazonais, mas agora são praticamente anuais. Tudo isso está relacionado ao impacto ambiental”, destacou.

Limpeza do Igarapé São Francisco

O vereador também relembrou a solicitação feita à prefeitura para a limpeza do Igarapé São Francisco, ainda em mandato anterior. Segundo ele, a ação evitou alagamentos e mostrou que medidas preventivas funcionam.

“No ano em que foi feita a limpeza, o igarapé não transbordou. Isso mostra que os nossos igarapés estão assoreados e precisam de revitalização urgente. Recentemente, estivemos na Baixada após uma enxurrada e vimos muito lixo acumulado. É preciso haver uma política séria de conscientização para evitar esses prejuízos que sempre recaem sobre a população mais vulnerável”, pontuou.

Ponte sobre o Igarapé Judia

Samir também destacou outra importante conquista para a mobilidade urbana de Rio Branco: a construção da ponte sobre o Igarapé Judia, que beneficia diretamente moradores do Segundo Distrito da capital. Segundo ele, a obra foi possível graças a uma parceria com a então senadora e atual vice-governadora, Mailza Assis, após ouvir as demandas da comunidade local.

“Aquela ponte facilita a mobilidade urbana, atende milhares de pessoas”, destacou o vereador. Ele ressaltou que a iniciativa foi construída a partir do diálogo direto com os moradores da região e da união de forças políticas em benefício da população.